Um encontro com a Verdade

Image

A mulher mais cobiçada do mundo se interessou por um homem famoso por ser o dono da Verdade. Ao tentar desposá-lo, discursou:

– Minha aparência é a mais linda que já existiu na Terra. Sou a única a conquistar a unanimidade, na votação da miss universo. Uso os perfumes mais caros, além de possuir um odor natural irresistível. O timbre da minha voz basta para levar meus parceiros a loucura, sendo que são raros os que conseguem se segurar quando inicio minhas carícias e beijos. Os que me experimentaram dizem que sou doce como o mel e estou disposta a deixá-lo conhecer meu gosto. 

O dono da Verdade apenas perguntou:

– Você exalta um aglomerado de átomos?

Frustrada e humilhada com seu comentário, sentiu o oposto da soberba que sustentava há tempos. Pelo menos, despertou para a realidade. Em seguida, uma outra se aproximou dele e disse:

– Sou obcecada pela Verdade, dediquei-me demais até encontrá-la. No entanto, nunca consegui seguir os padrões de beleza da sociedade. Tenho mal odor, voz estranha e quem encosta em mim se machuca, pois sou afiada. Meu gosto é amargo e sei que não tenho chances com você, porém não custa nada tentar.

O dono da Verdade apenas perguntou:

– Você rebaixa um aglomerado de átomos?

Emocionada com seu comentário, respondeu:

– Nossa, jamais me deparei com alguém que possuísse uma visão tão profunda do que Eu Sou! Aceita se casar comigo?

– Somente se você seguir uma condição.

– Peça qualquer coisa que farei!

– Tudo bem então. Concordo em ser seu marido, contanto que você me deixe ocultar uma Verdade.

Ela topou e viveram felizes por décadas. Sua vida parecia um conto de fadas e desfrutou de todos os prazeres possíveis. Todavia, não dava para tolerar o fato dele guardar um segredo. O que deveria ser? Será que não era correspondida? Tinha uma amante? Iria abandoná-la a qualquer momento? Admitiu preferir verdades tristes do que ilusões alegres, então se rendeu:

– Não aguento mais! Quero que você revele logo…

O dono da Verdade se assustou e a preveniu:

– Mas se eu lhe contar, será o fim do nosso matrimônio!

– Tudo bem, prefiro a Verdade acima de tudo!

O dono da Verdade apenas perguntou:

– Você exalta um aglomerado de átomos? 

Esse post foi publicado em Parábolas da Grande Batata. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

